O futuro do Trabalho, Empregos e Habilidades em 2030

É indiscutível que como consequência do grande avanço tecnológico das últimas décadas, vivemos uma incrível metamorfose que afeta (e afetará cada vez mais) o nosso dia a dia, seja no que diz respeito ao nosso trabalho, nossos estudos, nosso lazer e enfim o nosso estilo de vida.

Governos de vários países, especialmente àqueles considerados como mais desenvolvidos, vem realizando importantes estudos que possam fornecem pistas para nos ajudar a desenvolver uma imagem plausível de como seria o mundo do trabalho em 2030.

Neste sentido, um estudo que destaco nesta postagem é o realizado pela Comissão do Reino Unido para Emprego e Competências-UKCES, divulgado no Evidence Report 84, que está disponível na íntegra aqui na Biblioteca Virtual das Redes de Saúde.

Este estudo sobre os futuros empregos e habilidades foi baseada em uma abordagem robusta e baseada em evidências. Isso inclui revisões de literatura, entrevistas com especialistas e discussões de workshops de alto nível. Tendências e rupturas foram analisadas e um conjunto de quatro cenários imagens alternativas do futuro foram desenvolvidas de forma sistemática e analítica.

Convido vocês a conhecer aqui algumas das principais análises e reflexões que o governo Britânico vem fazendo em relação a este tema.

O futuro do Trabalho, Empregos e Habilidades em 2030

Como serão os empregos em 2030 e quais habilidades terão maior demanda? Olhando para o futuro pode parecer especulativo, ou mesmo caprichoso, porque a experiência nos diz que previsões sobre como o mundo será daqui a alguns anos estão destinadas a ser impreciso.

Mas e se, apoiado por uma pesquisa extensa e robusta, uma avaliação da mercado do futuro poderia servir de base para um debate em torno dos desafios e oportunidades que indivíduos e empresas provavelmente enfrentarão?

Este tipo de exercício nunca foi tão relevante quanto procuramos dar sentido ao futuro em uma paisagem de mudança rápida e profunda. Por exemplo, o potencial disruptivo impacto sobre o emprego dos avanços em robótica, inteligência artificial e impressão 3D é um foco para debate feroz. Podemos também enfrentar o paradoxo em que a emergência de uma rede global piscina de talentos parece prometer competição cada vez mais intensa por oportunidades em todos os níveis da força de trabalho do Reino Unido e, ao mesmo tempo, também é provável que enfrentemos “vácuos” onde não somos rápidos o suficiente para desenvolver habilidades para novos campos de negócios emergentes.

A tecnologia já está transformando nossas casas de maneiras que não poderíamos ter sonhado apenas alguns anos atrás, e essas mesmas tecnologias também estão remodelando o local de trabalho e como trabalhamos e interagimos. Isso terá grandes implicações para os negócios subjacentes modelos e a maneira como o trabalho é organizado.

É nesse contexto que indivíduos e empregadores, como parte de suas carreiras e negócios desenvolvimento, tomará decisões sobre investimento em habilidades. Essas decisões são críticas, com habilidades desempenhando um papel fundamental na determinação da empregabilidade individual e dos ganhos potencial, contribuindo para a produtividade dos negócios e atraindo empresas estrangeira investimento.

E, em nível nacional, a questão central da capacidade do Reino Unido de reequilibrar sua economia e entregar prosperidade sustentável para todos é fortemente dependente da criação de um “modelo ágil” que pode responder rapidamente a essa agenda transformacional.

Este estudo apresenta uma avaliação autorizada dos desafios e oportunidades futuras em o mercado de trabalho e as implicações para o emprego e as competências. Ele é baseado em informações de especialistas grupos-chave, incluindo empresas, sindicatos e academia, bem como um plano detalhado e revisão abrangente da literatura.

Os estudos prospectivos são abundantes, mas este acrescenta valor distintivo através da sua concentrar-se nas questões do mercado de trabalho e examinando o impacto das tendências globais frente às condições do Reino Unido.

Embora um estudo deste tipo nunca possa fornecer respostas definitivas, serve para provocar reflexão e debate como parte do processo de preparação para os desafios e oportunidades apresentadas pelo mercado de trabalho do futuro.

A Comissão do Reino Unido aguarda com expectativa a sua participação nas áreas pertinentes de ação que preparará nossos negócios e força de trabalho do Reino Unido para o mundo de trabalho de amanhã.

O futuro de empregos e habilidades

Crescimento tecnológico e expansão

À medida que a digitalização cresce, podemos esperar um impacto significativo no emprego e décadas à frente, em todos os níveis e em todos os setores. No setor de saúde, por exemplo, nós poderemos ver profissionais de saúde ajudando com dispositivos de diagnóstico e monitoramento, bem como equipes de médicos, engenheiros e especialistas em programação trabalhando na próxima onda de tratamentos personalizados do paciente. No setor de construção, cada vez mais tecnologias de construção sofisticadas, como a automação residencial, exigirão habilidades de instalação, manutenção e reparo, enquanto arquitetos e gerentes de edifícios usam modelagem digital do berço ao túmulo em seus projetos, para projetar e construir estruturas.

Como quase todo trabalho se torna cada vez mais relacionado à tecnologia, haverá vencedores e perdedores. Como demonstrado por Mark Zuckerberg e Facebook – novos negócios com capital limitado e experiência, mas que exploram oportunidades criadas por o desenvolvimento pode ter sucesso em grande escala.

O crescimento tecnológico e as mudanças que acompanham os modelos de negócios adaptação contínua de conjuntos de habilidades absolutamente fundamental para uma participação mercado de trabalho. Mais do que nunca, indivíduos que não estão dispostos ou são capazes de fazer isso vai enfrentar ser deixado para trás.

“As pessoas devem adquirir habilidades especiais para se manterem competitivas, até mesmo conjunto de habilidades está se tornando cada vez mais disponível em outras partes do mundo” (Global líder de negócios sênior)

O trabalho no futuro será mais interconectado e orientado para a rede. Empregados (e empregadores) exigirá que as competências trabalhem em diferentes disciplinas, para colaborar virtualmente e demonstrar sensibilidade cultural.

Se o trabalho baseado em local (por exemplo, de um escritório específico) e baseado em tempo (por exemplo, das 9h às 17h) se deteriorar, as organizações precisarão desenvolver novos mecanismos contratuais e de RH para gerenciar o desempenho, abordar questões de confiança e transparência e investir em manter atualizadas as habilidades de uma força de trabalho virtual em grande parte. Nesse contexto, cresce o imperativo de as empresas colaborarem para o desenvolvimento de habilidades.

A ação dos empregadores para garantir (e proteger) seu fornecimento de talentos e habilidades da força de trabalho será fundamental para atender uma cadeia de suprimentos mais global. Isso também desafiará organizações para gerenciar a equipe interna juntamente com a orquestração de relacionamentos com atores externos para criar os conjuntos de habilidades corretos.

“Sua qualidade (como empresa) é ditada pela qualidade de seu fluxo de suprimentos. Os empregos também se estenderão além das fronteiras” (líder de negócios sênior do Reino Unido)

Convergência de inovação

Podemos esperar que mais e mais inovações ocorram nas fronteiras de disciplinas e setores. Soluções bem sucedidas podem ser encontradas através da combinação de disciplinas estabelecidas com novos desenvolvimentos, por exemplo, com ciências materiais e nanotecnologias.

A disseminação de disciplinas e empregos em todos os setores também estimulará a hibridização de habilidades que fornecerão a alguns indivíduos uma posição forte para competir dentro de um ambiente de trabalho cada vez mais exigente.

À medida que as empresas se tornam cada vez mais abertas em suas atividades de inovação, a colaboração Inter setorial e interdisciplinar com clientes, fornecedores, especialistas e outros se torna ainda mais predominante no desenvolvimento de produtos e serviços que podem ser levados ao mercado.

“Grandes inovações hoje vêm de pessoas que são capazes de traduzir um paradigma de uma disciplina para um paradigma de outra disciplina” (Líder de pensamento global)

Aumento da responsabilidade individual A concorrência internacional e o desenvolvimento tecnológico provavelmente continuarão a aumentar a flexibilidade que os empregadores exigem de seus funcionários.

À medida que o mundo do trabalho se torna mais flexível, espera-se que os funcionários assumam cada vez mais responsabilidade pelo desenvolvimento de habilidades. Autogestão, juntamente com as principais habilidades de negócios, como experiência em gerenciamento de projetos e a capacidade de promover marca pessoal, se tornará cada vez mais vital.

A agilidade pessoal e a resiliência, como a capacidade de se adaptar ou aceitar mudanças, são importantes nesse contexto. Particularmente para os jovens que estarão competindo por empregos com aqueles que permanecem no emprego por mais tempo.

As estruturas hierárquicas das empresas estão mudando para um gerenciamento mais enxuto, com mais responsabilidade por tarefas e processos. A responsabilidade de defender a marca da organização ao lidar com os clientes depende cada vez mais dos ombros dos indivíduos.

“Os trabalhadores precisarão constantemente adquirir novas habilidades ao longo de sua vida profissional” (Líder de pensamento global)

O meio encolhendo

O meio encolhendo vai desafiar a força de trabalho. A minoria altamente qualificada (caracterizada pela sua criatividade, capacidades analíticas e de resolução de problemas e competências de comunicação) terá um forte poder de negociação no mercado de trabalho, enquanto as pessoas pouco qualificadas suportarão o esforço de flexibilidade e redução de custos, resultando em crescente desigualdade.

Empregos que tradicionalmente ocupam o meio da hierarquia de competências e faixa de ganhos, tais como funções administrativas de colarinho branco e papéis de operários qualificados/semi qualificados, estão diminuindo a uma taxa significativa devido a mudanças na organização do trabalho impulsionadas por tecnologia e globalização. Há evidências de que novos tipos de empregos estão surgindo para preencher o meio-termo, mas estes têm rotas de entrada e requisitos de habilidades marcadamente diferentes.

“As pessoas que entram e saem da aprendizagem continuarão. Em particular, quando as pessoas desenvolvem carreiras no portfólio, elas precisam ser capazes de converter suas qualificações ou construir sobre as que possuem. A educação tem que encontrar o pacote certo para resolver essas novas demandas” (Educação e treinamento)

 

O local de trabalho de quatro gerações

O futuro local de trabalho será multigeracional, com quatro gerações trabalhando lado a lado. Noções tradicionais de hierarquia e antiguidade se tornarão menos importantes. As habilidades para liderar e gerenciar a força de trabalho de quatro gerações, e para facilitar a colaboração entre várias gerações e seus valores, estarão em crescente demanda.

Os valores complexos dessa força de trabalho multigeracional afetarão a capacidade dos empregadores de atrair talentos, em todos os níveis de habilidade. Atitudes em relação à responsabilidade social corporativa, ou expectativas de condições de trabalho flexíveis, alterarão as formas pelas quais os empregadores recrutam. A aquisição de habilidades entre gerações será importante.

Embora a velocidade da mudança tecnológica possa colocar coortes mais jovens com uma vantagem percebida, especialmente aquelas que cresceram inteiramente na era digital, todas as faixas etárias precisarão investir em melhoria contínua para acompanhar o ritmo acelerado do desenvolvimento.

Os trabalhadores em grupos de idade avançada precisarão abraçar totalmente a tecnologia para competir no mercado de trabalho.

Em 2020, espera-se que mais de 50% da força de trabalho sejam membros da Geração Y que cresceram conectados, colaborativos e móveis.

“Diferentes gerações têm que se entender. Promover a solidariedade intergeracional no local de trabalho é extremamente importante para o desempenho futuro dos negócios” (líder de pensamento do Reino Unido)

Ação para habilidades futuras

Cada um dos cenários destaca as implicações distintas para o panorama de empregos e habilidades do Reino Unido em 2030 – mas também há implicações e, portanto, necessidades de ação, que são comuns a todos os quatro. Para se preparar para o mundo do trabalho de amanhã, o estudo indica as principais áreas a serem consideradas pelos empregadores, indivíduos, provedores de educação e formuladores de políticas.

Estes não devem ser vistos como soluções definitivas para as oportunidades e desafios apresentados pela análise, mas como ponto de partida para mais reflexão e debate.

Empregadores

  • Assumir liderança e responsabilidade pelo desenvolvimento das habilidades necessárias para o sucesso dos negócios, a fim de criar resiliência e capacidade de inovar diante da intensificação das pressões competitivas e da volatilidade do mercado. É necessária a colaboração das empresas em todo o setor para abordar os principais desafios de habilidades como parte intrínseca das estratégias de crescimento setorial. A capacidade de atrair, desenvolver e reter talentos de classe mundial aumentar importância como fator diferenciador nos mercados globais.
  • Desenvolver capacidade para gerenciar habilidades e talentos em redes de negócios globais e cadeias de suprimento, para adaptar-se a modelos de negócios abertos e arranjos de emprego mais fluidos.
  • Colaborar com o governo para desenvolver caminhos de carreira e aprendizado sustentáveis para jovens em um mercado de trabalho desafiador.
  • Preparar-se para aumentar a diversidade na força de trabalho, tanto culturalmente quanto geracionalmente, apoiando uma maior variedade de arranjos de trabalho flexíveis e adaptando os valores organizacionais para criar significado e valor para o trabalho.
  • Intensificar a colaboração com o setor de educação e treinamento para acessar habilidades críticas à medida que a capacidade de inovar se torna primordial.

Indivíduos

  • Mude a mentalidade em relação à natureza do trabalho, à medida que ele se torna menos específico à localização, mais orientado para a rede, baseado em projetos e cada vez mais intensivo em tecnologia.
  • Assumir maior responsabilidade pessoal pela aquisição e atualização contínua de habilidades para progressão e sucesso diante de investimentos limitados de empregadores e governo e aumento da divisão entre empregos de baixa e alta qualificação. Mantenha-se em contato com os desenvolvimentos relevantes do mercado de trabalho e inclua competências e oportunidades de formação como parte das negociações contratuais com os empregadores.
  • Esteja aberto e aproveite as abordagens novas e diferentes para o aprendizado, por exemplo, aprendizado auto dirigido, pequeno, aprendizado entre pares e oportunidades de treinamento com tecnologia.
  • Esteja disposto a ultrapassar os limites dos conhecimentos especializados à medida que as tecnologias e disciplinas convergem, desenvolvendo uma combinação de treinamento técnico e habilidades colaborativas “mais brandas”.
  • Concentrar-se no desenvolvimento de habilidades e atributos-chave a serem valorizados no futuro, incluindo resiliência, adaptabilidade, desenvoltura, empreendimento, habilidades cognitivas (como solução de problemas) e as principais habilidades de negócios para o emprego baseado em projetos.

Provedores de Educação e Treinamento

  • Colaborar estreitamente com os empregadores para apoiá-los na realização de seus objetivos de negócios e habilidades, a fim de garantir que a prestação atenda às suas necessidades e seja voltada para o futuro em um mercado de aprendizado competitivo.
  • Esteja preparado para se adaptar à interrupção contínua de fluxos de renda estabelecidos e modelos de negócios resultantes da mercantilização da aprendizagem.
  • Investir continuamente em novos modos e conteúdos de provisão. Mantenha-se a par dos desenvolvimentos e compreenda o impacto da tecnologia na aprendizagem.
  • Instale sistemas para oferecer informações claras sobre medidas de sucesso de aprendizagem para informar as decisões de investimento de alunos e empregadores.
  • Adaptar os programas de aprendizagem para refletir a importância crítica de uma abordagem interdisciplinar à inovação no local de trabalho e à influência onipresente da tecnologia.
  • Compreender as demandas cada vez mais diversificadas que as pessoas colocam nos modos de educação e treinamento e desenvolver caminhos de aprendizagem flexíveis e oportunidades pequenas para refletir o panorama mutável do emprego.

Decisores políticos

  • Promover um ambiente de investimento em habilidades flexível e dinâmico que permita que pessoas e empresas desenvolvam sua capacidade de inovar e competir. O papel do governo será cada vez mais garantir um alinhamento efetivo do investimento público e privado com vistas a maximizar os resultados que contribuem para o emprego e o crescimento.
  • Incentivar os empregadores a assumir um maior grau de liderança e controle do sistema de educação e treinamento. Promover relações estratégicas entre as empresas e o setor de educação e treinamento para garantir agilidade e economia no desenvolvimento das habilidades necessárias para um ambiente em rápida mudança.
  • Capacitar os indivíduos através do acesso a carreiras de alta qualidade e informações e conselhos de treinamento, e facilitar o acesso ao financiamento para apoiar o investimento individual em habilidades.
  • Estabelecer uma regulamentação do mercado de trabalho doméstico que impeça uma “corrida para o fundo” nos padrões de trabalho, à medida que o equilíbrio de poder se deslocar cada vez mais para os empregadores. Apoiar discussões em torno da facilitação da regulação do mercado de trabalho em escala global.
  • Desenvolver uma estratégia coerente e abrangente a longo prazo para garantir que os trabalhadores qualificados possam responder ao desafio de um mercado de trabalho radicalmente mutável.
  • Mitigar as crescentes disparidades espaciais em empregos e habilidades, possibilitando a mobilidade da mão-de-obra e/ou apoiando o desenvolvimento econômico local.

 

Fonte: UK Commission for Employment and Skills. The Future of Work Jobs and Skills in 2030. (https://www.gov.uk)

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